Quem somos
Somos uma empresa de educação étnico-racial indigena que surgiu a partir das nossas próprias histórias pessoais enquanto pessoas indígenas urbanas. Na escola, o indígena era estereotipado, o que dificultou nosso reconhecimento e o reconhecimento de nossa identidade enquanto indígenas.
Nossa empresa tem como objetivo fornecer materiais de qualidade e a baixo custo para que professores de todo o Brasil e do mundo possam acessar. Nosso sonho é que a educação seja mais inclusiva e que os povos indígenas do Brasil e do mundo sejam valorizados.
Missão Promover uma educação étnico-racial indígena de qualidade, oferecendo materiais acessíveis que contribuam para a inclusão e valorização dos povos indígenas na educação formal e não formal.
Visão Ser uma referência nacional e internacional em educação étnico-racial indígena, transformando a forma como a história e as culturas indígenas são ensinadas e percebidas no Brasil e no mundo.
Missão
Promover uma educação étnico-racial indígena de qualidade, oferecendo materiais acessíveis que contribuam para a inclusão e valorização dos povos indígenas na educação formal e não formal.
Visão
Ser uma referência nacional e internacional em educação étnico-racial indígena, transformando a forma como a história e as culturas indígenas são ensinadas e percebidas no Brasil e no mundo.
Valores
-
Respeito à diversidade: Valorizamos e respeitamos todas as formas de conhecimento e culturas indígenas.
-
Educação inclusiva: Acreditamos que o ensino deve ser acessível e representativo para todos.
-
Compromisso com a verdade: Buscamos combater estereótipos e trazer visibilidade para as histórias reais dos povos indígenas.
-
Sustentabilidade: Atuamos de forma responsável, respeitando os saberes tradicionais e o meio ambiente.
-
Colaboração: Trabalhamos em parceria com educadores, comunidades e pesquisadores para ampliar o alcance da educação étnico-racial indígena.
Quem cuida do kurumi?
-
Muitas pessoas indígenas já compuseram nosso coletivo de educadores. Hoje somos uma comunidade interligada de prestadores de serviços.
Quem gestou o sonho kurumi?
Aiyra Laura Tomé – Coordenadora do Kurumi
Educadora há 15 anos, bacharela em Artes Cênicas pela UNICAMP e licencianda em Pedagogia. Atua na área de educação étnico-racial indígena, contação de histórias e produção cultural. É idealizadora do projeto Hotxuá, que une humor e saberes indígenas em jogos e oficinas, além de ter desenvolvido o documentário Oxumarê Senhor dos Sonhos. Também trabalha com arte-educação, combate à intolerância religiosa e narração oral.